Editora
 

EDITORA

A Taba Cultural foi criada em 1992 com a missão de publicar autores brasileiros de qualidade, de revelar novos autores e de ser um veículo de divulgação desses autores junto ao leitor. Trabalha de forma diferenciada em três seguimentos: o de livros técnicos e universitários, com publicações pioneiras nas áreas de fisioterapia preventiva e estimativas de custos de engenharia. O de literatura, e o de educação, meio ambiente e espiritualidade, com títulos importantes em cada um deles. Para atender a demanda de propostas editoriais e facilitar a publicação de novos autores criou o projeto FACILIVRO que publica em pequenas tiragens



 

DIRETOR - EDITOR

José Maria Rodrigues Monteiro é o fundador e editor Taba Cultural. É dramaturgo, ator e diretor teatral, tem peças teatrais premiadas em concursos de dramaturgia e publicadas em diversas instituições, e na Taba Cultural, principalmente, onde ainda tem o romance: As Águas do Traz-e-leva, os livros infantis e juvenis: Uma família Brasileira, O Homem que pensava em mudar o mundo e O Segredo de Camila, e Por uma dramaturgia de raízes populares, coletânea com quatro de seus textos e algumas histórias sobre o início de sua carreira.

Recentemente dirigiu e produziu de sua autoria: “A Volta do Prometido”, prêmio montagem do programa Ação Macaé Cultural - Macaé-RJ - 2008.
Participou como ator do longa metragem "Espiral", da PAX Filmes, direção Paulo Pons - 2008
Ministrou a oficina de dramaturgia: “Uma Leitura do Texto Teatral”, para o SESC Nacional, nas cidades de Londrina, Guarapuava, Campo Mourão, Paranavaí e Cascavel, no Paraná: – em 2005 e 2008, e em Fortaleza, Juazeiro, Crato, Sobral e Iguatu, no Ceará: – em 2006.
Dirigiu de sua autoria "O Banco da Miséria", pelo Grupo Novo de Teatro - 2006
Escreveu e dirigiu: “Tizé e o Pavão Misterioso”, prêmio montagem do FATE-Secretaria Municipal das Culturas - Rio de Janeiro-2004.
Sua peça mais encenada: O Homem de Nazaré – A Via Sacra de Hoje, conta com mais de 40 montagens diferentes em diversas cidades do país, foi o primeiro texto editado pela Taba Cultural em 1992.

Como autor e diretor teatral realizou mais de 30 espetáculos, entre os quais: À volta do Prometido; O Homem de Nazaré – A Via Sacra de Hoje; O dia em que Lampião invadiu o Rio de Janeiro; Viagem do balão sob o arco-íris; A vedete do Subúrbio, Histórias da História e Tizé e o Pavão Misteriosos.

Criou e dirige o Teatro na Segurança do Trabalho e no Processo de Qualidade, projeto de Teatro Empresa, apresentado em dezenas de instituições e empresas de grande porte.

Como ator, participou de mais de 25 montagens, entre as quais Exercício nº 1, da Bia Lessa; Pedro Corredor de Altimar Pimentel, dir. de Elpídio Navarro e A Derradeira Explosão, de José Bezerra Filho, além de peças de sua autoria.

Contemplado com diversos prêmios em concursos de dramaturgia e festivais, destacando-se o de Ator entre os 10 mais – VI Festival de Teatro do Estudante – Aldeia de Arcozelo-RJ (1970); Concurso Seminário de Dramaturgia da FEFIERJ (1976 e 1977) – 1º Lugar; Concurso Nacional de Dramaturgia para Teatro de Bonecos – INACEN - Prêmio de Publicação (1979); Melhor Texto Inédito – Festival Carioca de Teatro - Rio Arte (1989), entre outros, e vários prêmios montagens conquistados junto as Secretarias das Culturas do Estado do Rio de Janeiro, Secretarias das Culturas do Município do Rio de Janeiro e da Prefeitura de Macaé-RJ através da Fundação Macaé de Cultura.

Participou de dezenas de mostras e festivais, destacando-se os internacionais: Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz – Espanha (1987) e I Festival Internacional e IV Nacional de S. J. do Rio Preto – SP (1972) - e dos nacionais: VI Festival Nacional de Teatro do Estudante – Aldeia de Arcozelo –RJ (1970), III Festival Nacional de Teatro de S.J. do Rio Preto – SP (1971), Festival de Arte de Areia – PB (1979/1980), Projeto Teatro Aberto - Departamento Geral de Cultura – RJ (1977), I, II e III Mostras de Cultura Popular do SESC-ARRJ (1978/79/80), Festival de Teatro do Rio Arte – RJ (1979/80), Festival de Teatro de Campos- RJ (1996/97). Festival Porto dos Palcos – Rio de Janeiro-RJ (2004). Mostra Caiuá/SESC de Teatro-Paranavaí-PR(2004), entre outros.



 administração